terça-feira, 7 de setembro de 2010

8º ano - resumo capítulo 5 - SISTEMA IMUNOLÓGICO

8º ano – Resumo capítulo 5 – Sistema imunológico: mantendo a autopoiese

-autopoiese (auto = próprio e poiese = criação): conceito no qual os organismos (seres vivos) são diferenciados do ambiente em que vivem (objetos sem vida) pelo fato de poderem construir seu próprio equilíbrio, ou seja, se auto-organizarem.
-homeostase: equilíbrio das funções do corpo (ou seja, funções fisiológicas).
-dependemos do nosso sistema imunológico (sistema que nos deixa imunes, protegidos) e de outros seres vivos (inclusive bactérias) para mantermos nossa autopoiese e homeostase.
-cerca de 95% das bactérias são inofensivas ou benéficas aos humanos (como exemplo as bactérias do trato intestinal que ajudam na digestão e as bactérias responsáveis pela fabricação de vitamina K). Apenas cerca de 5% são patogênicas.
-agentes patogênicos ou também chamados de antígenos, são os microorganismos (seres vivos microscópicos) ou substâncias químicas que podem atacar o sistema imunológico, causando doenças.
-a doença não acontece toda vez que o agente patogênico ataca o indivíduo. A doença ocorre quando o agente patogênico agride o sistema imunológico e ele não consegue se restabelecer rapidamente. Assim, quando doente, um organismo não está em homeostase e sua autopoiese fica em desestabilizada.
-as condições psíquicas também podem enfraquecer o sistema imunológico.
-Há dois tipos de DEFESAS no organismo humano: inata e específica.


-fagocitose é um tipo de endocitose (ato em que a célula absorve algo), no qual a célula absorve partículas sólidas (que são denominadas nesse processo como “fagossomos”), envolvendo-as. É através da fagocitose que os glóbulos brancos destroem os antígenos.


-nem sempre os glóbulos brancos sobrevivem ao absorvem o antígeno por fagocitose. Às vezes morrem e em conjunto formam um resíduo líquido amarelado chamado de PUS.
-algumas vezes o organismo falha e começa fabricar anticorpos (glóbulos brancos) contra as próprias células sadias. Isso gera as doenças AUTOIMUNES, ou seja, doenças causadas pelo próprio corpo humano que, portanto, não podem ser vencidas pelo próprio organismo.
-o sistema imunológico possui memória. Cada vez que ele é atacado por um novo antígeno e conseguir superá-lo, significará que conseguiu fabricar anticorpos específicos detê-lo. Assim o corpo guarda informações sobre este agente patogênico para que em casos futuros possa utilizar os mesmos tipos de anticorpos. Exemplo: se uma pessoa é infectada uma vez pelo agente patogênico da catapora e conseguir sobreviver, uma segunda vez em que o agente atacar o corpo estará pronto, não havendo novamente doença.
-um bebê recém nascido praticamente não possui defesa própria. Em geral os glóbulos brancos prontos para deter um agente patogênico ainda são ausentes. Ele recebeu apenas alguns anticorpos da mãe pelo cordão umbilical e continua recebendo anticorpos através do leite materno. Conforme cresce, vai desenvolvendo maturidade imunológica. Aos cinco anos essa maturidade está completa [inclusive as amídalas (que tem importante papel imunológico) em um recém nascido são praticamente ausentes].
-o sistema linfático é responsável pela fabricação de células de defesa (anticorpos) e seu respectivo amadurecimento. É formado por uma rede de dutos linfáticos, ou seja, vasos que conduzem um líquido chamado linfa. Nesse sistema há também os gânglios linfáticos (filtram a linfa e amadurecem as células de defesa), o timo (órgão próximo ao coração que se reduz conforme o ser humano cresce e é importante também para amadurecer as células de defesa), o baço (amadurece as células de defesa) e a medula óssea vermelha (está dentro dos ossos e é responsável por produzir e amadurecer células de defesa).

-a íngua é um inchaço causado por uma infecção. Os agentes patogênicos infecciosos são filtrados por gânglios linfáticos e se acumulam, causando obstrução dos vasos e consequente inchaço. O inchaço é como uma peneira de areia que está cheia de pedras (a peneira representa os gânglios, a areia a linfa e as pedras os antígenos).
-classificamos os tipos de imunização em dois: imunização ativa e imunização passiva.


-algumas vacinas necessitam da 2ª dose, pois a 1ª não excitou o organismo a fabricar um número de anticorpos eficaz.
-um órgão transplantado, apesar de obedecer a fortes critérios de compatibilidade sanguínea e genética, é recebido como um antígeno para o organismo doador. O sistema de defesa tenta destruí-lo, por isso é necessário o uso de medicamentos para inibir o ataque.
-um indivíduo saudável só pode doar alguns órgãos: parte do fígado, um rim ou um pulmão, por exemplo. Não poderá doar nada que o leve a morte.
-para doar a maioria dos órgãos, como pâncreas, coração, traquéia e córneas, faz-se necessário que o doador esteja em coma e com morte cerebral (o doador vive através de aparelhos, mas seu cérebro não funciona mais). Esse diagnóstico tem de ser preciso e a família deve concordar com a doação.
-há um sistema de fila única no Brasil para organizar a ordem de dependentes de doação.
-o câncer é uma doença autoimune (o próprio corpo é o antígeno e por si só não consegue destruí-lo).
-é formado por células defeituosas que deveriam ser destruídas, mas continuam se multiplicando formando um tecido defeituoso (tumor maligno) que se infesta pelo organismo.
-nem todo tumor é cancerígeno: há os benignos, onde as células defeituosas não causam infestação pelo corpo.
-pode haver vários agentes causadores da manifestação de células defeituosas, cancerígenas. O câncer de pele, por exemplo, ocorre pela modificação do material genético de células da pele, causada pelos raios ultravioletas do sol, que são radioativos.