segunda-feira, 2 de abril de 2012

8º ano: RESUMO DOS PRINCIPAIS TÓPICOS SOBRE A CIRCULAÇÃO DO SANGUE (Capítulo 7)


O sangue é um TECIDO LÍQUIDO que possui as funções de:
- distribuir nutrientes;
-distribuir oxigênio (O2) para dentro das células;
-transportar para fora do organismo o gás carbônico (CO2) eliminado pelas células;
-transportar hormônios;
-defender o organismo dos agentes patogênicos (agentes causadores de doenças).

Composição do sangue:
1.      Plasma: é a parte líquida. Constitui a maior parte do sangue. É formado por água e substâncias dissolvidas (nutrientes, hormônios, etc.). Sua função é transportar essas substâncias.
2.      Glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias): células arredondadas que são responsáveis pelo transporte de O2. São avermelhadas devido a hemoglobina que é um pigmento vermelho devido a presença de FERRO, que serve para aderir o oxigênio.
3.      Glóbulos Brancos (também chamados de LEUCÓCITOS): células que servem para defesa do corpo. São os ANTICORPOS. São fabricados pela medula óssea.
4.      Plaquetas: não são células. São apenas fragmentos de células. Forma uma fibra para estancar o sangue e promover a coagulação.

ALGUMAS Doenças relacionadas ao sangue: ANEMIA, LEUCEMIA E HEMOFILIA (ver o quadro da página 76).

GRUPOS SANGUÍNEOS/ SIstem ABO (ler os dois quadros presentes na página 77)

-Nas hemácias há o AGLUTINOGÊNIO, que pode ser A, B, AB ou O. O aglutinogênio é o fator que dá nome ao tipo sanguíneo.
-No plasma há a AGLUTININA, que combate os aglutinogênios. A aglutinina pode ser apenas do tipo ANTI-A ou ANTI-B.
FATOR RH: conjunto de substâncias presentes no sangue da maioria das pessoas (que são chamadas de “RH POSITIVO”). Quem não possui essas substâncias é chamado de”RH NEGATIVO”. Se um indivíduo de RH- recebe o sangue com Rh+ pela primeira vez, poderá produzir um reagente. Na segunda vez que receber o Rh+, os reagentes podem AGLUTINAR as hemácias (destruí-las), levando a morte.

TIPOS DE VASOS SANGUÍNEOS:
1.      ARTÉRIAS: mais espessas (grossas), elásticas, impermeáveis e conduzem o sangue que sai do coração para o corpo. Em geral são ricas em oxigênio.
2.      VEIAS: menos espessas (mais finas) que as artérias. São também impermeáveis. Levam o sangue do corpo de volta para o coração. Em geral são ricas em gás carbônico.
3.      VASOS CAPILARES: são microscópicos, finos e permeáveis para poderem distribuir ou retirar substâncias das células.

SOBRE O CORAÇÃO (ler páginas 83 e 84):

-vasos coronários: vasos sanguíneos que nutrem o coração.
-miocárdio: músculo que forma o coração e promove a batida (esse músculo não se regenera).
-sístole: movimento em que o coração se contrai e se esvazia.
-diástole: movimento em que o coração se relaxa e se enche de sangue.
-arritmia cardíaca: doença em que as válvulas do coração abrem e fecham fora de ritmo, gerando ineficiência.

FUNCIONAMENTO:
-pequena circulação: entre o coração e pulmão.
-grande circulação: entre o coração e o resto do corpo.
-pulsação: ritmo de batidas do coração.
-pressão arterial: pressão na parede das artérias para conduzir o sangue com velocidade.

Resumo sobre tabela periódica e ligações químicas


Tabela periódica
Nela podemos encontrar o nome dos elementos químicos e suas características.
Os elementos estão em ordem de número atômico (representado pela letra Z). O número atômico corresponde ao número de prótons (partículas positivas, as quais ficam no núcleo atômico). O nº de prótons (Z) é portanto o “RG”, do átomo, ou seja, seu número de identificação. Exemplo: o único átomo com número atômico=1 será sempre o Hidrogênio(H); o com nº atômico=2 será sempre o Hélio (He); o com nº atômico=11 será sempre o Sódio (Na). Encontramos Z ao lado esquerdo do símbolo do átomo representado na tabela.
Para representar o símbolo de um elemento sempre devemos escrevê-lo com a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula, como visto nos nomes do parágrafo acima.
Na VERTICAL da tabela encontramos as FAMÍLIAS (1A, 2A... 1B, 2B...), na HORIZONTAL encontramos as linhas (períodos).
Na tabela periódica podemos reparar que todos os elementos possuem a mesma quantidade de partículas positivas (prótons) e negativas (elétrons). Sendo assim, uma carga anula a outra, deixando o átomo com carga elétrica igual à zero, ou seja, carga neutra.
No entanto os átomos em geral precisam se unir, formando LIGAÇÕES QUÍMICAS para conseguirem estabilizar a última camada de elétrons (chamada de camada de valência). Sabemos que:
- Os elementos químicos classificados como METAIS são os únicos que precisam DOAR, ou seja, perder todos os elétrons da última camada para se estabilizarem. Como o metal PERDE elétrons, ele acaba ficando com mais carga positiva do que negativa, formando um CÁTION (que é sinônimo de íon positivo).

*LEMBRE-SE: ÍON é um átomo ou molécula carregado eletricamente, ou seja, é um átomo ou molécula que tem diferença entre o número de partículas positivas e negativas.

- Os elementos químicos classificados com AMETAIS (sinônimo de não-metais) precisam completar OITO elétrons na última camada. Os ametais apenas RECEBEM ou COMPARTILHAM elétrons.
- O elemento conhecido como HIDROGÊNIO (H), não possui classificação. Para se estabilizar precisa completar DOIS elétrons em sua última camada. Assim como os ametais, o hidrogênio apenas RECEBE ou COMPARTILHA elétrons.
- Os elementos químicos classificados como GASES NOBRES, NÃO FORMAM LIGAÇÕES, pois já são estáveis por possuírem a última de elétrons completa.

LIÇAÇÕES QUÍMICAS
-Ligação METÁLICA: ocorre entre METAL + METAL.
-Ligação COVALENTE (MOLECULAR): o nome “COvalente” vem de COmpartilhar, pois nesse tipo de ligação os elementos envolvidos apenas compartilham elétrons, ou seja, NÃO HÁ METAL para “dar” elétrons. Ocorre entre AMETAL+AMETAL , AMETAL +HIDROGÊNIO ou HIDROGÊNIO + HIDROGÊNIO. É nesse tipo de ligação que se formam as moléculas. Exemplos:
Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\Oxigênio lig.jpg                     Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\hidrogêino lig.jpg                   Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\água lig.jpg
 gás oxigênio (O2)                     gás hidrogênio (H2)                               água (H2O)
                        

-Ligação IÔNICA (ELETROVALENTE): sempre há um METAL envolvido, DOANDO ELÉTRONS formando, portanto, ÍONS. Ocorre entre METAL+AMETAL ou METAL+HIDROGÊNIO. Exemplo:
Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\cloreto de sódio lig.jpg
sal de cozinha (cloreto de sódio) NaCl
obs: O Na perdeu um elétron, transformando-se em CÁTION; já o Cl ganhou um elétron, transformando-se em ÂNION (sinônimo de íon negativo).

FÓRMULAS QUÍMICAS
-Fórmula MOLECULAR: exemplo: NaCl, H2O, CO2, C6H12O6.
 *como contar o nº de elementos químicos, átomos e moléculas? Resposta: o número à frente da fórmula é o número de moléculas; quando ausente significa que há apenas uma molécula. O nº à frente do átomo e subscrito representa o nº de átomos. A quantidade de nomes de tipos de átomos corresponde ao nº de elementos químicos. Exemplo:
CO2
-nº de moléculas= 1 (não nenhum número à frente da molécula)
-nº de átomos= 3 (1 carbono, pois não há nenhum número subscrito à frente do C de carbono, + 2 oxigênios)
-nº de elementos= 2 (carbono e oxigênio)

2 C6H12O6
-nº de moléculas= 2
-nº de átomos= 48
-nº de elementos= 3
Fórmula ELETRÔNICA: aparecem os elétrons da última camada de valência. Exemplos:
Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\Oxigênio lig.jpg                                                Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\cloreto de sódio lig.jpg
Fórmula ESTRUTURAL: cada ligação é representada por um traço. Exemplos:
O =O                       O – C – O

8º ano: excreção: a eliminação das sobras


-excretas são os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, ou as substâncias químicas em excesso no organismo. As fezes não são consideradas excretas pois não chegam a entrar no sistema circulatório; são apenas restos de alimentos não digeridos.
-as principais substâncias excretadas pelos humanos são: uréia, gás carbônico, a amônia, o ácido úrico (todas essas substâncias são nocivas), a água e os sais minerais (essas duas últimas substâncias são excretadas quando estão em excesso).
-o sistema de excreção que estudaremos agora é o urinário, mas também podemos eliminar excretas de outras formas, especialmente através da expiração, do suor e das lágrimas.
-mais de 50% da massa absorvida através de alimentos é eliminada do corpo pelo processo de expiração, que elimina gás carbônico. Esse gás carbônico (CO2) é formado pelo oxigênio que inspiramos (O2), mais o carbono (C), proveniente dos alimentos.

Sistema urinário

-formado basicamente por quatro órgãos: rins, ureteres, bexiga e uretra.
-RINS: possuímos dois. São de cor vermelho-escura, possuem o tamanho de uma mão fechada e o formato de feijão. Funcionam como “filtros”, retendo as impurezas e formando a urina. Recebem sangue arterial e devolvem o sangue filtrado para as veias. Os rins possuem mais de um milhão de néfrons, unidade básica de filtragem.
-os aparelhos de hemodiálise servem como rins artificiais.
-URETERES: dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada um, que transportam a urina dos rins para a bexiga.
-BEXIGA: bolsa muscular, muito elástica, que armazena até cerca de 1 litro de urina. No entanto, quando chega a ter 300 mililitros de urina, sensores nervosos presentes na parede do órgão avisam o sistema nervoso, o qual responde ao organismo dando a vontade de urinar.
-URETRA: tubo pelo qual a urina é eliminada do organismo. No homem, também conduz o esperma.
-Cálculos renais, chamados popularmente de pedras nos rins, são cristais formados pelo acúmulo de sais minerais no sistema urinário. Esses cálculos podem ferir a parede dos órgãos, infeccionando-os, causando muita dor, febre e entupindo o sistema. Muitas pessoas têm uma pré-disposição genética para esse fator. Mulheres também são as mais afetadas. No entanto, tal problema pode ser evitado se ingerirmos bastante água, o que dissolve os sais do sangue, impedindo a formação dos cristais.
-nos dias frios urinamos mais, já que suamos menos e eliminamos menos água através da pele.

7º ano, resumo: Peixes (Superclasse Pisces)


- Conforme a teoria da evolução, foram os primeiros vertebrados do planeta.
- Todos os representantes são aquáticos (a maioria marinhos).
- Importância econômica:
+ usados como enfeites (em aquários);
+ sua carne é rica em proteína e sais minerais, especialmente fósforo;
+ pode-se extrair óleos, encontrados sobretudo no fígado, usado especialmente na alimentação;
+ a farinha de peixe além de ser utilizada na alimentação humana, também é um dos componentes das rações de animais. Além disso, é usada como fertilizante.
- o corpo, em geral, é fusiforme, para garantir alta hidrodinâmica (formato que facilita o deslocamento rápido na água).
- o dorso dos peixes é mais escuro do que o ventre. Dessa forma ficam menos visíveis no ambiente. Isso ocorre porque, quando vistos de cima para baixo, o dorso escuro mescla-se com o fundo (onde não há origem de luz) e, quando vistos de baixo para cima, o ventre claro mescla-se com a claridade da luz de origem solar.
- o coração possui apenas duas cavidades.
- quase todos respiram por guelras (brânquias), com exceção de alguns representantes da classe Osteíctes, que respiram apenas por pulmões ou pulmões e brânquias.
- dormem de forma diferente; descansam ficando em estado de vigília, pois não possuem pálpebras para fecharem os olhos. Necessitam ficar nadando para se equilibrarem, mas de forma mais lenta.
- as narinas servem apenas para a função olfativa, já que não as usam para respiração.
- são ectotérmicos.
- possuem a LINHA LATERAL ao longo do corpo. Essa linha é formada por células sensíveis que captam vibrações da água, guiando-os.
- a maioria dos peixes possui escamas com um muco, proveniente de glândulas, que aumenta a hidrodinâmica. No entanto alguns são cobertos por placas (como os cascudos), ou simplesmente não possuem escamas (como os bagres).
- em geral, movem-se através de movimentos ondulatórios do corpo, sendo que a nadadeira caudal é a principal neste fator. As nadadeiras pares servem para direcionar o corpo, enquanto as ímpares servem para manter o equilíbrio.
- existem três classes no grupo: Agnatos (Ciclostomados), Condríctes e Osteíctes.

1.       Agnatos (a=sem e gnatos= mandíbula) ou Ciclostomados (ciclo=redondo e estoma= boca)
- não possuem mandíbulas.
- a boca é redonda e sempre aberta, funcionando como espécie de ventosa para parasitar outros peixes.
- o esqueleto é cartilaginoso.
- não possuem escamas e nadadeiras pares.
- são considerados os peixes mais primitivos.
- representantes: lampreias e feiticeiras.


2.       Condríctes (Condro= cartilagem e íctes= peixe)
- são peixes de esqueleto cartilaginoso, o que os torna mais leves, rápidos e flexíveis.
- são representados pelos tubarões (ou cações), raias (ou arraias) e pela quimera.
- possuem fendas branquiais para respiração, não protegidas por opérculo.
- a boca fica na parte ventral.
- não possuem bexiga natatória; controlam a profundidade que estão através da natação.
- o intestino termina na cloaca.
- a fecundação é interna. Algumas espécies são ovíparas, outras são ovovivíparas e algumas são vivíparas.

3.       Osteíctes (osteo= ósseo e íctes= peixe)
- são peixes de esqueleto ósseo.
- essa classe engloba quase todos os peixes. Exemplo: bacalhau, sardinha, pintado, bagre, peixe-espada, etc.
- suas brânquias estão protegidas por opérculo. Na respiração a boca abre e o opérculo fecha. As brânquias captam todo o oxigênio da água e, em seguida ,a boca fecha e o opérculo abre, expulsando a água e também gás carbônico eliminado pelas brânquias.
- em geral a boca fica na parte frontal do peixe.
- possuem bexiga natatória, órgão que retém gases provenientes do sangue para manter o controle da profundidade. Esses gases são os mesmos da atmosfera, mas em concentrações diferentes.
- o intestino termina no ânus.
- a fecundação é, na maioria das vezes, externa. A maioria é ovípara, há exemplares ovovivíparos ou vivíparos.
- Nessa classe existem também os seis únicos peixes do mundo que respiram APENAS por pulmões (no Brasil só existe um deles, a pirambóia). Mas também há os que respiram por pulmões e brânquias (como o pirarucu). Na verdade o pulmão desses animais é uma bexiga natatória adaptada, que retém o oxigênio atmosférico. Esses peixes precisam ir à tona para respirar.