segunda-feira, 2 de abril de 2012

8º ano: excreção: a eliminação das sobras


-excretas são os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, ou as substâncias químicas em excesso no organismo. As fezes não são consideradas excretas pois não chegam a entrar no sistema circulatório; são apenas restos de alimentos não digeridos.
-as principais substâncias excretadas pelos humanos são: uréia, gás carbônico, a amônia, o ácido úrico (todas essas substâncias são nocivas), a água e os sais minerais (essas duas últimas substâncias são excretadas quando estão em excesso).
-o sistema de excreção que estudaremos agora é o urinário, mas também podemos eliminar excretas de outras formas, especialmente através da expiração, do suor e das lágrimas.
-mais de 50% da massa absorvida através de alimentos é eliminada do corpo pelo processo de expiração, que elimina gás carbônico. Esse gás carbônico (CO2) é formado pelo oxigênio que inspiramos (O2), mais o carbono (C), proveniente dos alimentos.

Sistema urinário

-formado basicamente por quatro órgãos: rins, ureteres, bexiga e uretra.
-RINS: possuímos dois. São de cor vermelho-escura, possuem o tamanho de uma mão fechada e o formato de feijão. Funcionam como “filtros”, retendo as impurezas e formando a urina. Recebem sangue arterial e devolvem o sangue filtrado para as veias. Os rins possuem mais de um milhão de néfrons, unidade básica de filtragem.
-os aparelhos de hemodiálise servem como rins artificiais.
-URETERES: dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada um, que transportam a urina dos rins para a bexiga.
-BEXIGA: bolsa muscular, muito elástica, que armazena até cerca de 1 litro de urina. No entanto, quando chega a ter 300 mililitros de urina, sensores nervosos presentes na parede do órgão avisam o sistema nervoso, o qual responde ao organismo dando a vontade de urinar.
-URETRA: tubo pelo qual a urina é eliminada do organismo. No homem, também conduz o esperma.
-Cálculos renais, chamados popularmente de pedras nos rins, são cristais formados pelo acúmulo de sais minerais no sistema urinário. Esses cálculos podem ferir a parede dos órgãos, infeccionando-os, causando muita dor, febre e entupindo o sistema. Muitas pessoas têm uma pré-disposição genética para esse fator. Mulheres também são as mais afetadas. No entanto, tal problema pode ser evitado se ingerirmos bastante água, o que dissolve os sais do sangue, impedindo a formação dos cristais.
-nos dias frios urinamos mais, já que suamos menos e eliminamos menos água através da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário