segunda-feira, 2 de abril de 2012

Resumo sobre tabela periódica e ligações químicas


Tabela periódica
Nela podemos encontrar o nome dos elementos químicos e suas características.
Os elementos estão em ordem de número atômico (representado pela letra Z). O número atômico corresponde ao número de prótons (partículas positivas, as quais ficam no núcleo atômico). O nº de prótons (Z) é portanto o “RG”, do átomo, ou seja, seu número de identificação. Exemplo: o único átomo com número atômico=1 será sempre o Hidrogênio(H); o com nº atômico=2 será sempre o Hélio (He); o com nº atômico=11 será sempre o Sódio (Na). Encontramos Z ao lado esquerdo do símbolo do átomo representado na tabela.
Para representar o símbolo de um elemento sempre devemos escrevê-lo com a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula, como visto nos nomes do parágrafo acima.
Na VERTICAL da tabela encontramos as FAMÍLIAS (1A, 2A... 1B, 2B...), na HORIZONTAL encontramos as linhas (períodos).
Na tabela periódica podemos reparar que todos os elementos possuem a mesma quantidade de partículas positivas (prótons) e negativas (elétrons). Sendo assim, uma carga anula a outra, deixando o átomo com carga elétrica igual à zero, ou seja, carga neutra.
No entanto os átomos em geral precisam se unir, formando LIGAÇÕES QUÍMICAS para conseguirem estabilizar a última camada de elétrons (chamada de camada de valência). Sabemos que:
- Os elementos químicos classificados como METAIS são os únicos que precisam DOAR, ou seja, perder todos os elétrons da última camada para se estabilizarem. Como o metal PERDE elétrons, ele acaba ficando com mais carga positiva do que negativa, formando um CÁTION (que é sinônimo de íon positivo).

*LEMBRE-SE: ÍON é um átomo ou molécula carregado eletricamente, ou seja, é um átomo ou molécula que tem diferença entre o número de partículas positivas e negativas.

- Os elementos químicos classificados com AMETAIS (sinônimo de não-metais) precisam completar OITO elétrons na última camada. Os ametais apenas RECEBEM ou COMPARTILHAM elétrons.
- O elemento conhecido como HIDROGÊNIO (H), não possui classificação. Para se estabilizar precisa completar DOIS elétrons em sua última camada. Assim como os ametais, o hidrogênio apenas RECEBE ou COMPARTILHA elétrons.
- Os elementos químicos classificados como GASES NOBRES, NÃO FORMAM LIGAÇÕES, pois já são estáveis por possuírem a última de elétrons completa.

LIÇAÇÕES QUÍMICAS
-Ligação METÁLICA: ocorre entre METAL + METAL.
-Ligação COVALENTE (MOLECULAR): o nome “COvalente” vem de COmpartilhar, pois nesse tipo de ligação os elementos envolvidos apenas compartilham elétrons, ou seja, NÃO HÁ METAL para “dar” elétrons. Ocorre entre AMETAL+AMETAL , AMETAL +HIDROGÊNIO ou HIDROGÊNIO + HIDROGÊNIO. É nesse tipo de ligação que se formam as moléculas. Exemplos:
Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\Oxigênio lig.jpg                     Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\hidrogêino lig.jpg                   Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\água lig.jpg
 gás oxigênio (O2)                     gás hidrogênio (H2)                               água (H2O)
                        

-Ligação IÔNICA (ELETROVALENTE): sempre há um METAL envolvido, DOANDO ELÉTRONS formando, portanto, ÍONS. Ocorre entre METAL+AMETAL ou METAL+HIDROGÊNIO. Exemplo:
Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\cloreto de sódio lig.jpg
sal de cozinha (cloreto de sódio) NaCl
obs: O Na perdeu um elétron, transformando-se em CÁTION; já o Cl ganhou um elétron, transformando-se em ÂNION (sinônimo de íon negativo).

FÓRMULAS QUÍMICAS
-Fórmula MOLECULAR: exemplo: NaCl, H2O, CO2, C6H12O6.
 *como contar o nº de elementos químicos, átomos e moléculas? Resposta: o número à frente da fórmula é o número de moléculas; quando ausente significa que há apenas uma molécula. O nº à frente do átomo e subscrito representa o nº de átomos. A quantidade de nomes de tipos de átomos corresponde ao nº de elementos químicos. Exemplo:
CO2
-nº de moléculas= 1 (não nenhum número à frente da molécula)
-nº de átomos= 3 (1 carbono, pois não há nenhum número subscrito à frente do C de carbono, + 2 oxigênios)
-nº de elementos= 2 (carbono e oxigênio)

2 C6H12O6
-nº de moléculas= 2
-nº de átomos= 48
-nº de elementos= 3
Fórmula ELETRÔNICA: aparecem os elétrons da última camada de valência. Exemplos:
Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\Oxigênio lig.jpg                                                Descrição: C:\Users\Daniele\Desktop\cloreto de sódio lig.jpg
Fórmula ESTRUTURAL: cada ligação é representada por um traço. Exemplos:
O =O                       O – C – O

Um comentário: