segunda-feira, 2 de abril de 2012

7º ano, resumo de répteis e anfíbios


Até agora estudamos dois grupos de animais: aves e répteis. Não se esqueça que estamos aprendendo em uma ordem decrescente: dos mais evoluídos e complexos, para os mais simples e antigos. Aves e mamíferos são os únicos animais ENDOTÉRMICOS, ou seja; o calor necessário para o metabolismo fisiológico (que mantém as funções do corpo) provém de dentro do corpo, através de muito gasto de energia. Esses animais são também chamados de “animais de SANGUE QUENTE”. Todos os animais que estudaremos daqui para frente são ECTOTÉRMICOS, ou seja: o calor necessário para a vida provém de fora para dentro, do ambiente para o organismo. Por isso esses animais são também chamados de “animais de SANGUE FRIO”. Começaremos agora estudando os RÉPTEIS.

RÉPTEIS
-o nome “réptil” significa: “rastejar-se”;
-conforme a teoria da evolução foram os primeiros animais a possuírem ovos com casca. Esse fator permitiu que os ovos não fossem mais postados na água, pois a casca não permite que eles desidratem;
-foram os primeiros animais que conquistaram a vida terrestre definitivamente, não necessitando mais viverem parte da vida dentro da água. Isso ocorreu devido a dois fatores: ovos com casca e a pele grossa (que também é seca e impermeável).
-possuem pele grossa, seca e impermeável. Os anfíbios, antecessores dos répteis, possuem pela fina e permeável e, portanto, necessitam ficar próximos ao ambiente aquático para não se desidratarem. Já os répteis não perdem água pela pele, outro fator que os tornou independentes do ambiente aquático;
-possuem fecundação interna, o que garante maior sucesso na fecundação;
-em sua maioria são ovíparos;
-possuem coração com três câmaras (cavidades), com exceção da ordem dos crocodilianos que possui quatro;
-todos possuem escamas;
-são classificados basicamente em três ordens, de acordo com o tipo de proteção que reveste a pele (além das escamas):
1. Ordem dos QUELÔNIOS: são as tartarugas, jabutis e cágados. Possuem carapaça óssea como proteção.
2. Ordem dos CROCODILIANOS: são os jacarés e crocodilos. Possuem placas ósseas como proteção. São todos carnívoros. É o único grupo que apresenta coração com três cavidades.
3. Ordem dos ESCAMADOS: o corpo é coberto APENAS por escamas. Estão divididos em dois grupos menores:
3.1. Escamados LACERTÍLIOS: possuem patas. São os lagartos, lagartixas e cobras-de-vidro (que é um lagarto com duas patas traseiras atrofiadas, assemelhando-se a uma cobra de cor verde brilhante, que se assemelha com vidro).
3.2. Escamados OFÍDEOS: não possuem patas. São as serpentes (cobras).

ANFÍBIOS
-o nome significa VIDA DUPLA (anfi=dupla e bio=vida), devido ao fato de viverem parte da vida em água e outra parte da vida em terra;
-conforme a teoria da evolução foram os primeiros animais a conquistarem a terra firme. No entanto precisavam viver sempre próximos ao ambiente aquático;
-passam pela fase larval através de METAMORFOSES para chegarem ao estado adulto;
-quando na fase larval respiram através de BRÂNQUIAS. Quando adultos, param de respirar por brânquias e passam a ter respiração PULMONAR (para respirarem o ar atmosférico) e CUTÂNEA (através da “cútis”, ou seja, “pele”, para conseguirem respirar o oxigênio presente na água);
-a pele é fina e úmida, para permitir a respiração cutânea. A respiração cutânea ocorre através da troca gasosa. Esse é um dos fatores que fazem com que os anfíbios sejam estreitamente dependentes da água; precisam viver próximos a ela pra manterem a pele molhada;
-a reprodução ocorre através de FECUNDAÇÃO EXTERNA;
-são todos OVÍPAROS;
-o OVO É GELATINOSO, não possuindo casca. Por isso precisam botar os ovos em locais com água, para não ressecarem;
-são divididos basicamente em três ordens, separadas conforme o formato do corpo:
1. Ordem dos ANUROS (significa “sem cauda”, sendo que “A”= não e “URO” =cauda): na fase larval são chamados de girinos. Quando adultos a CAUDA É CURTA, PRATICAMENTE AUSENTE. São os sapos rãs e pererecas. Algumas espécies possuem uma glândula de veneno atrás da cabeça, que é acionada apenas quando pressionada (quando, por exemplo, um predador morde o sapo). Ao contrario do que alguns contos populares dizem, a urina do sapo NÃO É VENENOSO e, muito menos, miram nos olhos das pessoas para urinarem e as cegarem.
2. Ordem dos URODELOS (significa “que possuem cauda”): possuem cauda longa. Tem um formato parecido com os dos lagartos. São os tritões e as salamandras.
3. Ordem dos ÁPODES (significa sem patas, sendo que “A”=não e “podes”=patas): não possuem patas. Assemelham-se com as cobras, pois possuem o corpo alongado e para moverem-se precisam rastejar-se. São as cecílias, também chamadas de cobras-de-duas-cabeças (pois as duas extremidades do corpo são arredondadas e parecidas) ou de cobras-cegas (por viverem no escuro, os olhos são pequenos, quase imperceptíveis).

6º ano, capítulos 9 e 10: pulição do ar e doenças provenientes do ar


9 – O ar poluído

O ar pode estar poluído por poeira, vapor de inseticidas, gases tóxicos, etc. Isso, conseqüentemente, prejudica os seres vivos.
Os maiores poluentes atmosféricos são a fumaça das fábricas e dos veículos. Ambos expelem gases tóxicos, como:
- monóxido de carbono (CO): entra na corrente sanguínea através da respiração. Dependendo da quantidade expirada, pode causar enjôos, dor de cabeça, desmaio, problemas de respiração e até a morte.
- dióxido de carbono (CO2): é um gás comum e necessário para os seres vivos, liberado na expiração e absorvido pelos seres clorofilados (plantas e algas) para produzir energia, em um processo natural. O problema é o excesso dele, proveniente principalmente das fábricas, automóveis e queimadas de florestas. Dessa forma o CO2 pode causar os fatores que causam o aquecimento global, chamados de “efeito estufa” e “inversão térmica”.
- dióxido de enxofre (SO2): causa irritação na pele, olhos, nariz e garganta. Causa também sérios efeitos em pessoas com problemas cardíacos. É um dos gases causadores da “chuva ácida”, juntamente com os óxidos de nitrogênio.
   Veremos agora os quatro principais efeitos atmosféricos maléficos resultantes da poluição do ar:

1.                                     EFEITO ESTUFA
Nós precisamos deste efeito para sobreviver. O excesso dele é que se tornou um problema, pois causa o “aquecimento global”.
Uma estufa de plantas é uma casa de vidro, até mesmo no teto. Isso deixa as plantas que necessitam de calor, aquecidas. Os raios solares passam pelo teto e paredes, alcançando tudo o que há dentro da estufa, aquecendo-a. A luz é refletida e vai embora, atravessando o vidro. No entanto, quase todo o calor produzido, diferentemente da luz, não consegue escapar. O vidro o impede de passar. Portanto, o calor preso na estufa, garante a temperatura necessária às plantas.
Na atmosfera terrestre existem os gases (especialmente o CO2), que funcionam como o vidro da estufa, deixando a luz passar, mais retendo parte do calor. Isso é bom, pois na ausência deste fator as noites seriam muito frias (como no deserto, onde a temperatura noturna pode alcançar níveis negativos, devido a pouca quantidade de seres vivos para liberarem CO2 e água para atmosfera). O problema é o excesso deste gás na atmosfera, oriundo de processos artificiais provocados pelo homem. Forma-se então uma espécie de “vidro grosso”, que mantém quase todo o calor retido, como ocorrem na estufa de plantas. O ambiente torna-se mais quente, alternando a vida nos ecossistemas.
Uma das grandes preocupações, por conseqüência, é o “derretimento de geleiras”, aumentando o nível do mar e inundando muitas regiões habitadas.

2.                    INVERSÃO TÉRMICA
É um fenômeno natural que ocorre principalmente no inverno. O problema, assim como o efeito estufa, é seu excesso conseqüente da ação humana.
Nos dias frios os raios solares podem ser tão fracos que não consigam calor suficiente para esquentar o solo. O solo continua gelado e o ar próximo a ele também, mantendo suas moléculas unidas e pesadas. Conseqüentemente este ar não consegue subir. Ao mesmo tempo o ar das camadas superiores da atmosfera não consegue se resfriar a ponto de estarem tão densos quanto ao ar próximo ao solo, permanecendo estacionado. Resultado: cria-se uma barreira imóvel de ar mais quente na camada alta da atmosfera, a qual não permite que a fumaça dos gases poluentes passem por ela. Estes gases ficam presos e concentrados em um local mais baixo do que o normal na atmosfera, em uma região mais próxima de nós. Por isso que nas cidades grandes o inverno geralmente possui o ar mais poluído e também a estação de maior numero de casos hospitalares por problemas respiratórios.

3.                                     CHUVA ÁCIDA
O CO2 e os óxidos de nitrogênio entram em contato com a umidade do ar e se precipitam, causando a chuva ácida. É uma nuvem de chuvas normais que passa por nuvens cheias de poluição, causando a chuva ácida. Ela tem esse nome porque é capaz até de corroer estátuas e de destruir a fauna e a flora em lugares como lagos e florestas. Os lugares onde mais ocorrem as chuvas ácidas são no Canadá, nos EUA e na Alemanha. Na Alemanha há inclusive a Floresta Negra que está morrendo por causa da chuva ácida.

4.                                     BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
Na atmosfera há uma camada formada pelo gás ozônio (O3) que bloqueia a entrada da radiação ultravioleta-B (raios “UVB”). Esses raios alteram o material genético dos seres vivos, inclusive sendo responsáveis pelo câncer de pele. O buraco na camada de ozônio é agravado pelo uso do gás artificial CFC (clorofluorcarboneto) presente em alguns produtos aerosóis e refrigeradores. O buraco acumula-se na Antártica.

Capítulo 10: DOENÇAS QUE VÊM DO AR
As doenças provenientes do ar são transmitidas por microrganismos (seres microscópicos), como bactérias e vírus. Não se esqueçam que, a pesar da fama, nem todas as bactérias são ruins; cerca de 95% são benéficas ou inofensivas aos humanos. Estudaremos agora algumas das principais doenças transmitidas pelo ar.

Nome da doença
Agente causador
Diagnóstico (sintomas)
Forma de contágio
Tratamento/ Prevenção
Pneumonia
Bactérias que atacam os pulmões.
Calafrios, dor no peito, febre alta e tosse com catarro.
Através da tosse ou exposição ao tempo úmido e mudanças bruscas de temperatura.
Antibióticos. Maiores de 60 anos devem tomar vacina para prevenção.
Tuberculose
Bactérias que atacam os pulmões, mas podem se alojar nos rins e nos ossos.
Tosse, catarro, emagrecimento, febre, dores no peito, suor noturno, cansaço e eliminação de sangue pela boca e pelo nariz.
Tosse.
Antibióticos e pode ser prevenida pela vacina BCG
Coqueluche
Bactérias que atingem a traquéia e os brônquios.
Tosse comprida e violenta, que acaba provocando sufocação e vômitos.
Tosse,
Antibióticos e pode ser prevenida pela vacina DTP.
Poliomielite (paralisia infantil)
Vírus.
Febre, dor de cabeça, dor e rigidez nos músculos e vômitos. Em um estágio mais avançado leva a paralisia e/ou a morte.
Gotículas de saliva que o doente expele ao falar, tossir e espirrar, ou por alimentos contaminados pelo vírus.
A prevenção é feita pela vacina VOP (vacina oral contra poliomielite), mais conhecida com SABIN.
Sarampo
Vírus.
Febre, sonolência, falta de apetite, irritação nos olhos pela luz, manchas brancas na parte interna da bochechas e pintas na pele de todo o corpo. Se não for bem tratado, pode levar a cegueira e a morte.
Gotículas de saliva que o doente expele ao falar, tossir e espirrar.
A prevenção é feita pela vacina SRC, e deve ser tomada quando a criança tem 1 ano de idade.
Rubéola
Vírus
Aparecimento de manchas rosadas na pele (primeiro no rosto e depois no corpo inteiro), febre, dor de cabeça e mal-estar. Não é uma doença grave, a não ser que a mulher esteja nos três primeiros meses de gravidez, podendo fazer com que o bebe nasça lesado, como por surdez e distúrbios nos olhos e coração.
Gotículas de saliva que o doente expele ao falar, tossir e espirrar.
A prevenção é feita pelas vacinas SRC (tríplice viral) e SR (dupla viral).
Caxumba
Vírus
Inflamação dos órgãos que produzem saliva, deixando o pescoço inchado e dolorido. Há também febre e falta de apetite.
Gotículas de saliva que o doente expele ao falar, tossir e espirrar.
Existe uma vacina, mas a proteção dura apenas dois anos.
Gripe
*atenção: o resfriado possui praticamente os mesmos sintomas da gripe, porém mais fracos.
Vírus
Nariz escorrendo, dor de garganta, febre, dores no corpo, mal-estar geral.
Gotículas de saliva que o doente expele ao falar, tossir e espirrar.
Repouso, beber muito liquido e alimentar-se bem. A prevenção pode ser feita por vacina, mas dura pouco tempo e não são todos os que podem tomá-la, devido a efeitos colaterais.
Conjuntivite viral
Vírus
Inflamação da película que reveste o branco dos olhos e a parte interna das pálpebras. Sensação de areia nos olhos, que ficam avermelhados e lacrimejantes, às vezes com secreção e coceira.
O contágio ocorre principalmente em ambientes fechados ou muito poluídos no quais haja aglomeração de pessoas contaminadas.
Evitar compartilhar toalhas, óculos, lápis de olhos, lavar bem as mãos antes de tocar os olhos. Não há vacina.

RESUMO DOS PRINCIPAIS TÓPICOS SOBRE “O AR EM MOVIMENTO” (capítulo 7) E “O AR E O TEMPO” (capítulo 8)


 1

O AR EM MOVIMENTO


O que aprenderemos:
- tipos de vento;
- velocidade do vento;
- direção do vento;
- como ele é formado.

Sabemos que o vento é o ar em movimento. Olhe abaixo algumas situações positivas e outras negativas relacionadas aos ventos:

SITUAÇÕES POSITIVAS
SITUAÇÕES NEGATIVAS
Secagem de roupas
-destrói casas
-promover as ondas para o surf
-destrói plantações
-empinar pipa ou praticar alguma outra atividade
que necessite de vento, como saltar de asa-delta
-os ventos muito fortes podem prejudicar de diversas formas, inclusive matando
-ajudar os pássaros a voarem

-ajudar na reprodução e dispersão das plantas

-auxiliar no olfato


Tipos de vento

O vento pode varias conforme a TEMPERATURA, PRESSÃO E A VELOCIDADE. São esses os tipos de vento:
1. Brisas: são os mais fracos. Possuem velocidade abaixo de 20km/h;
2. Ventos fracos, moderados e fortes: qualquer corrente de ar a partir de 20km/h;
3. TEMPESTADES: acima de 45km/h;
4. FURACÕES: acima de 90km/h;
5. TORNADOS: acima de 500km/h.

Como se forma o vento

1.      O calor solar aquece o solo;
2.      O solo aquece o ar o próximo a ele;
3.      O ar quente sobe, pois suas moléculas estão mais afastadas, o que diminui a pressão e os torna mais leve;
4.      Quando no alto, o ar quente resfria-se, tornando suas moléculas mais próximas e com maior pressão (o que torna mais pesado). Por isso ele desce novamente;
5.      Essa movimentação das massas de ar devido à temperatura é o que forma os ventos na natureza.

Dois tipos interessantes de brisas:

BRISA TERRESTRE: noturna. Vai da terra para o mar. Os pescadores saem de noite para pescar e aproveitar a força deste vento que os leva mar à dentro.
BRISA MARÍTIMA: diurna. Vai do mar para a terra. É a brisa que traz os pescadores de manhã de volta à terra firme.

Instrumentos utilizados para medir a velocidade e a direção do vento:

1.      Biruta: indica a direção sem mostrar os pontos cardeais;
2.      Anemoscópio: também usado para indicar a direção, mas indica os pontos cardeais;
3.      Anemômetro: indica a velocidade do vento.

ENERGIA EÓLICA: fonte energia “limpa” (ou seja, independente da queima de petróleo ou carvão), derivada da força do vento.


O AR E O TEMPO


Meteorologista: profissional que prevê o tempo.
Tempo: situação climática relativa à um determinado momento. Exemplo: “hoje na cidade de São Paulo está chovendo e fazendo frio”.
Clima: é a característica climática que predomina na região. Exemplo: “no litoral do estado de São Paulo o clima é quente e úmido”.

Analisando e prevendo o tempo
Podemos fazer isso através da observação de nuvens, ventos, massas de ar, umidade do ar, pressão do ar, comportamento dos animais, fases da lua, etc. No entanto estudaremos apenas os cinco principais meios:
1.      VENTO: através da direção e velocidade do vento, pois carregam as nuvens e as massas de ar.
2.      NUVENS: as nuvens são formadas por gotículas de água. Analisando o tipo de nuvem podemos prever o tempo. São esses os tipos de nuvens: Cúmulos, Cirros, Nimbos e Estratos.
3.      MASSAS DE AR: grandes quantidades de ar que se estendem por quilômetros, podendo durar semanas. Quando duas massas de ar se encontram forma-se uma “FRENTE”. São esses os dois tipos de frentes:
3.1. Frente fria: massa de ar frio chega a uma região onde há uma massa de ar quente estacionada. Isso indica que o tempo irá esfriar.
3.2. Frente quente: massa de ar quente chega ao local em que uma massa de ar quente está estacionada. Isso indica que o calor está por vir.
* Um NEVOEIRO é formado quando uma região tem massa de ar quente e úmido que se resfriará pela aproximação de uma massa de ar frio, formando nuvens baixas e escuras.
4. Umidade do ar: Quanto mais úmido estiver o ar, maior a probabilidade de chuva.
5. Pressão atmosférica: o ar seco é mais denso que o úmido. Se a pressão do ar baixar bruscamente (o ar torna-se mais denso), significa chegada de uma tempestade. Se a pressão subir lentamente significa melhora no tempo.