domingo, 29 de agosto de 2010

6º ano – resumo do Capítulo 5 – Interações planetárias dos seres vivos

6º ano – resumo do Capítulo 5 – Interações planetárias dos seres vivos

-tudo na biosfera está interligado
-há uma busca contínua por incorporação de matéria e energia (a matéria é a massa ingerida e a energia está presente na matéria)
-a energia não possui massa. É invisível e é utilizada em todas as ações, inclusive do nosso corpo
-assim como um automóvel necessita de matéria (o combustível) para conseguir energia e se mover, nós precisamos de matéria (o alimento) para retirarmos energia e sobrevivermos.
-assim também como uma vela necessita de oxigênio (O2) para pegar fogo e o carro necessita de oxigênio (O2) para explodir o combustível, o ser humano necessita de oxigênio (O2) para suas células conseguirem retirar energia da matéria (lembre-se que a energia está nos alimentos, que contém especialmente a glicose)
-a massa ingerida é perdida em forma de resíduos através do suor, urina, fezes e principalmente expiração (ato de soltar o ar na respiração)
-a média de liberação de resíduos a cada 1000 gramas (1 kilograma) ingeridos é:
            +50g através de urina e suor
            +300g através de fezes
            +650g através da liberação de gás carbônico (CO2) na expiração
-parte da massa ingerida pode ser mantida no organismo através de duas vias: aumento da massa corpórea (quando uma pessoa cresce ou engorda), ou reposição de células mortas (o tempo todo morrem centenas de células do nosso corpo, que são substituídas)

O equilíbrio hídrico

-cerca de 70% dos corpos dos animais é formado por água (H2O)
-existem sais dissolvidos nos fluídos corporais (como por exemplo, no fluído corporal chamado sangue)
-“solução” é uma mistura de soluto (sal) com solvente (água ou outro líquido)
-o fluído (solução) corporal é formado por 99,1% de água (solvente) e 0,9% de sais (soluto). Isso equivale a um copo d’água de 200ml mais uma colher pequena com sal (1,8g). Essa solução recebe o nome de “Solução Padrão” (SP)
-ao ingerirmos o soluto (sal), nosso corpo pede mais solvente (água) para equilibrar a concentração da SP. Por isso, quando comemos pizza (que é um alimento com muita quantidade de sal) sentimos muita sede. Mas a principal forma de equilibrar a SP é através dos rins, órgão que retém ou libera água do sangue, através da urina.
-a urina fica de cor amarelada devido ao excesso de soluto
-quanto maior a quantidade de soluto em relação a SP, maior a concentração da solução
-quanto menor a quantidade de soluto em relação a SP, menor a concentração da solução


Como nosso corpo retira energia dos alimentos e fabrica o resíduo gás carbônico (CO2)


Interações entre os seres vivos (relações ecológicas)

 O ser humano é considerado o único "animal racional". O termo irracional está longe de significar que não podem raciocinar no sentido de aprender. Uma prova disso é o cão, que adestrado aprender alguns truques. A palavra irracional usada na zoologia vem do fato do ser humano ser o único animal com capacidade de filosofar, pensar sobre suas ações, seu passado e futuro. Uma onça atacando e devorando um veado, não tem ciência da dor da presa nem sentimento de culpa ou maldade. Não pensa no passado nem no futuro. Apenas age conforme suas necessidades ambientais momentâneas e instintivas. Os animais "irracionais" atacam, em geral, por dois motivos: defesa ou alimentação.

Aqui estão alguns conceitos que utlizaremos para entendermos as relações ecológicas:
-ESPÉCIE: seres com características semelhantes que conseguem se reproduzir e seus descendentes também podem se reproduzir. Exemplo: o leão é de uma espécie(Panthera leo) , enquanto o tigre pertence a outra espécie (Panthera tigris). No entanto, assim como alguns poucos animais, as duas espécies podem cruzar (o leão e a tigresa) e ter filhotes. O resultado dessa reprodução é o ligre, animal híbrido e estéril (não pode ter filhos). Por isso o leão e a tigresa (fêmea de tigre), mesmo podendo ter filhotes quando cruzam (isso ocorre em cativeiro, geralmente em circos, pois as duas espécies vivem em ecossistemas diferentes) não são da mesma espécie, pois o ligre é estéril.
-POPULAÇÃO: conjunto de espécies. Exemplo: um conjunto de tamanduás forma uma população de tamanduás.
-COMUNIDADE: conjunto de populações diferentes. Exemplo: na mata atlântica vivem populações de tatus, de jararacas, de formigas, de arvores jequitibás, de figueiras e de macacos bugio. O conjunto dessas populações recebe o nome de comunidade.

Tabela de relações ecológicas*
Relações ecológicas entre os seres vivos
Intra-específicas (homotípicas) – entre indivíduos da mesma espécie
Sociedade – é uma forma cooperativa, onde cada ser tem um papel específico, mas não estão ligados anatomicamente. Ex: formigas, abelhas, cupins

Colônia – os seres estão ligados anatomicamente, como se fossem apenas um ser


Interespecíficas (heterotípicas) – entre indivíduos de espécies diferentes
Mutualismo (simbiose) – ambos os seres envolvidos são beneficiados
Trófico – os envolvidos se unem para absorver matéria e energia (alimento). Ex: cupim e protozoário (protozoário vive no intestino do cupim, ganhando alimento e fabricando a enzima celulase para o cupim digerir a celulose da madeira), micorriza (cerca de 95 % das plantas ganham sais minerais e matéria orgânica através das hifas de fungos anexadas a raiz; os fungos recebem em troca alimento)
Dispersivo - união para que haja sucesso reprodutivo, espalhando, por exemplo, sementes ou pólens. Ex: seres polinizadores (como as abelhas e insetos que promovem a dispersão do pólen e fecundação das plantas) e os dispersores (como o lobo-guará que come o fruto da lobeira e defeca sementes que nascem somente com suas fezes)
Defensivo – união em prol de proteção. interação existente entre o peixe-agulha e as holotúrias (pepinos-do-mar). Esse pequeno peixe, quando perseguido por algum inimigo natural, procura uma holotúria e penetra em seu ânus, abrigando-se no tubo digestivo sem causar dano.
Desarmônicas (antagônicas) – apenas um ser é beneficiado, o outro fica em prejuízo
Competição – disputa por motivos como comida ou espaço. De certa forma contribui com o equilíbrio ecológico, pois evita a superpopulação
Predatismo – uma espécie devora outra espécie heterótrofa (ou seja, que não produz o próprio alimento). Ex: Onça come o peixe pirarucu
Herbivorismo - uma espécie devora outra espécie autótrofa (ou seja, produz o próprio alimento). Ex. boi come a grama
Parasitismo – um deles (parasita) vive através do corpo de outro ser (hospedeiro) alimentando-se dele. Há dois tipos de parasitas: ectoparasita e endoparasita
Endoparasita – parasita vive dentro do corpo do hospedeiro. Ex: lombriga, tênia, protozoário causador da malária (Plasmodium)
Ectoparasita – parasita fica fora do corpo do hospedeiro. Ex: sanguessuga







*Atenção: classificação simplificada das relações ecológicas, para uso do 6º ano do ensino fundamental II. Se for para outros fins consulte a tabela completa, já postada.


 Cadeia alimentar (as setas indicam o fluxo de matéria e energia):

2 comentários:

  1. Professor está de parabéns, o seu blog é muito legal... Valeu pelo resumo..

    ResponderExcluir
  2. Ótimo esse blog mim ajudou muito para estudar para a prova

    ResponderExcluir