sábado, 28 de agosto de 2010

6º ano - capítulo 5 - Interações planetárias dos seres vivos

Princípios da natureza e padrões humanos > Interações planetárias dos seres vivos
 Sabiá laranjeira (Turdus rufventris)
Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias


Com certeza você reconhece ao menos algum trecho deste famoso poema. Afinal, ele possui versos que foram incorporados ao hino nacional.
Com o canto parecido ao de uma flauta, o sabiá, pássaro citado na primeira estrofe, é a ave símbolo de São Paulo e também do Brasil. A espécie mais conhecida é o sabiá laranjeira (Turdus rufventris).
Assim como nós, o sabiá está inserido em uma espécie de “nave espacial”, a BIOSFERA, também chamada de planeta Terra.
Biosfera significa “Esfera de Vida” (Bio=vida; sfera= esfera). Possui este nome pelo formato arredondado e por ser o único corpo celeste conhecido com vida presente.
Observando um sabiá, verificamos sua interação com o meio ambiente: ele caça insetos, larvas, minhocas e frutas maduras, faz seu ninho, demarca território e pode ser caçado por gaviões. Aprende parcialmente a cantar de formas diferenciadas, na maioria das vezes ao alvorecer da tarde. Especialmente o macho, que canta para demarcar território e também para atrair a fêmea.
Um exemplo claro de interação do sabiá com o ambiente é o que ocorre em algumas espécies de árvores após a chuva, quando começam a cair inúmeras larvas de cupins, chamadas “aleluias”. O sabiá fica voando abaixo dela para comer as larvas em pleno ar. Fica voando quase parado, sendo que também tem de escapar dos gaviões que se aproveitam da situação para tentar comer a ave. Todo esse esforço físico causa uma grande perca de ENERGIA do animal. Para repor esta energia ele precisa incorporar MATÉRIA, através do alimento.
Repare como tudo na natureza se interliga: o sabiá, a árvore, o gavião, as larvas, etc. Tudo faz parte de um ciclo presente na Biosfera, até mesmo nós, seres humanos.



Princípios da natureza e padrões humanos > Interações planetárias dos seres vivos > As relações entre matéria e energia nos sistemas vivos

Ricardo possui massa (popularmente, mas incorretamente, chamada de “peso”) igual a 70kg. Ele trabalha de pedreiro e precisa de muita energia para se sustentar. Come cerca de 2kg de comida por dia. Durante uma semana, consome portanto 14kg de alimento. No entanto, ao ir a uma balança, verificou que após uma semana continuava com a massa igual a 70kg. Onde então foram para os 14kg de alimento ingeridos por Ricardo durante a semana?
É fácil! Não só a comida, mas toda matéria que ingerimos (ou seja, que importamos para nosso corpo), como a água (H2O) e o oxigênio (O2) é utilizada para fabricação de energia, sendo que apenas uma pequena parte pode permanecer no organismo (para o crescimento ou reposição de células) e o restante é descartado. Os seres vivos descartam a matéria em forma de resíduos, como urina, suor, fezes e principalmente gás carbônico (CO2) através da expiração (o ato de soltar o ar na respiração).

Princípios da natureza e padrões humanos > Interações planetárias dos seres vivos > O equilíbrio hídrico

Misturando uma colher de café de sal em um copo americano, obeteremos uma solução parecida com a presente nos seres vivos, inclusive a nossa (1,8g de sal para 200ml de água). Os organismos (sinônimo de seres vivos) possuem cerca de 70% do corpo formado por água.
A água que é ingerida através dos alimentos e bebidas é descartada do nosso carpo através das fezes, da urina e do suor (o suor serve principalmente para refrescar o corpo e equilibrar nossa temperatura corporal).
Dizemos que o sal (parte sólida) é o SOLUTO e água é o SOLVENTE (parte líquida) e juntos formam uma SOLUÇÂO.
Você já reparou que quando come pizza você sente muita sede? É porque a pizza possui grande quantidade de soluto, no caso o sal. Então, para equilibrar a solução dos fluídos corporais, você precisa beber muita água. Enquanto a solução continuar desequilibrada sua urina poderá sair mais escura, para eliminar os sais presentes. Dizemos então que a urina amarelada é uma solução MAIS CONCENTRADA (existe uma quantidade maior do que a comum de soluto). Quando ocorre o inverso (maior quantidade de água dentro da proporção da solução), dizemos que a solução está MENOS CONCENTRADA. Por isso, quando bebemos muita água a urina sai transparente, pois está menos concentrada (possui bastante solvente, a água).

Nenhum comentário:

Postar um comentário