domingo, 29 de agosto de 2010

7ºano - Resumo - Padrões geográficos de biodiversidade

7º ano – resumo do capítulo 6 – Padrões geográficos de biodiversidade

-ESPÉCIE: organismos (seres vivos) com características semelhantes que conseguem se reproduzir e seus descendentes também podem se reproduzir. Exemplo: o leão é de uma espécie (Panthera leo), enquanto o tigre pertence a outra espécie (Panthera tigris). No entanto, assim como alguns poucos animais, as duas espécies podem cruzar (o leão e a tigresa) e ter filhotes. O resultado dessa reprodução é o ligre, animal híbrido e estéril (não pode ter filhos). Por isso o leão e a tigresa (fêmea de tigre), mesmo podendo ter filhotes quando cruzam (isso ocorre em cativeiro, geralmente em circos, pois as duas espécies vivem em ecossistemas diferentes) não são da mesma espécie, pois o ligre é estéril.
-POPULAÇÃO: conjunto de organismos da mesma espécie. Exemplo: um conjunto de tamanduás forma uma população de tamanduás.
-COMUNIDADE: conjunto de populações diferentes. Exemplo: na mata atlântica vivem populações de tatus, de jararacas, de formigas, de arvores jequitibás, de figueiras e de macacos bugio. O conjunto dessas populações recebe o nome de comunidade.
-ECOSSISTEMA: compreende qualquer local, onde há os fatores bióticos (que tem vida, como as comunidades) e os fatores abióticos (que não tem vida, como o clima, relevo, altitude e solo). Um ecossistema pode abranger vários ecossistemas. Exemplo: um pequeno lago em São Paulo é um ecossistema, com sua temperatura, profundidade e suas populações de bactérias, algas e insetos. O ecossistema do pequeno lago está inserido em um ecossistema maior, a mata atlântica, que possui clima, solo e seres vivos que a diferenciam de outros ecossistemas.
-BIOMA: sinônimo de ecossistema, porém utilizado por alguns autores para citar grandes ecossistemas mundiais.
-BIOSFERA: esfera de vida (bio = vida; sfera = esfera) ou simplesmente planeta Terra.

-BIODIVERSIDADE: diversidade de vida presente em um ecossistema. Ex: o bioma Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade da Biosfera, pois têm o maior número de espécies diferentes.

Os ecossistemas podem se classificar em dois tipos:
+Ecossistema urbano: local onde predominam as relações artificiais, o predomínio da interferência humana.
+Ecossistema natural: local onde predominam as relações naturais, preservadas.
Há quatro fatores abióticos que podem definir um bioma:
1. Regime Anual de chuva (precipitação): é a pluviosidade, quantidade de chuva que cai anualmente medida em milímetros (mm). 1mm de pluviosidade significa 1 milímetro de água em um metro quadrado (1m²) de área. Isso equivale a um litro (1l) de água.
2. Insolação: captação de energia solar durante o ano. Esse é o fator mais influente.
3. Formação do solo:
tipo de solo presente no local.
4. Altitude:
altura do local, o que também faz definir o clima.
A insolação muda conforme o ecossistema devido à posição do mesmo em relação ao Sol. A insolação divide o globo terrestre em três climas principais:
1. Polar: regiões nos pólos, onde há maior distância dos raios solares, predominando o frio extremo. No inverno as noites são mais longas e no verão os dias são mais longos, devido ao movimento de translação e ao eixo inclinado terrestre.
2. Tropical: regiões entre os trópicos (Câncer e Capricórnio), inclusive as que estão na Linha do Equador. São os ecossistemas de temperatura média mais alta e estável.
3. Temperado: regiões entre as áreas polares e as áreas tropicais. Possui o nome temperado por possuir grande diferença de temperatura entre as estações (assim como o tempero traz mudança ao sabor do alimento). Devido ao eixo de inclinação terrestre, no inverno há muito frio, devido à distância dos raios solares e no verão há muito calor, devido a proximidade do Sol.
Em geral, o inverno é a estação mais fria e também mais seca (menor pluviosidade). Já o verão é a estação mais quente e mais chuvosa (maior pluviosidade)
.

Vegetação
-plantas com folhas de superfície menor pertencem em geral a lugares secos, para perderem menos água. Um exemplo são os espinhos do cacto que na verdade são folhas enroladas que têm duas funções: evitar a perda de água e promover a proteção.
-plantas com folhas maiores pertencem em geral a climas tropicais, onde há mais umidade e necessidade de perca do acúmulo de água.
As plantas transpiram através de orifícios chamados “estômatos”, eliminando água para o ambiente

Biomas brasileiros
-O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta, devido a suas dimensões continentais e posição em ralação ao Sol. O norte do país é extremamente tropical, pois é cortado pela Linha do Equador; já a região Sul está abaixo do Trópico de Capricórnio, sendo assim zona temperada.
-há grande número de espécies endêmicas (que só existem em um local).
-o desmatamento é um dos maiores problemas. Suas causas principais são: extração de madeira de lei; monoculturas como a soja e a cana-de-açúcar; abertura de pastos para criação de gado.
-a introdução de espécies não nativas também traz grande impacto.
-a solução mais apropriada para conservação é o “desenvolvimento sustentável”, termo muito utilizado no mundo inteiro atualmente, que significa desenvolver economicamente e ao mesmo tempo preservar meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário