sábado, 28 de agosto de 2010

7ºano - Padrões geográficos de biodiversidade

Padrões geográficos de biodiversidade - 7ºano

Padrões geográficos de biodiversidade > a interligação dos ecossistemas

As maiores cidades e centros comerciais, como São Paulo e Chicago, possuem uma grande dependência de recursos naturais. Por estarem repletas de desmatamento e acúmulo de lixo, precisam retirar água potável e outros recursos de locais mais preservados, muitas vezes distantes dos grandes centros.

Podemos dizer que São Paulo e Chicago são ecossistemas urbanos, enquanto Salesópolis e Kampsville são ecossistemas naturais. Lembre-se que um ECOSSISTEMA é formado por comunidades de seres vivos (representam os fatores bióticos, que possuem vida; bio=vida) e os fatores abióticos (a=não e bio=vida), como o sol, temperatura, ar, minérios, etc.

 São Paulo, capital

Salesópolis

Chicago
Kampsville

Alguns conceitos da biologia

BIOLOGIA: "estudo da vida"; Bio=vida e logia=estudo

ECOLOGIA: "estudo da casa"; do grego ekos=casa e logia=estudo

ORGANISMO: ser vivo, seja ele uma bactéria, protozoário, alga, fungo, animal ou vegetal

POPULAÇÂO: conjunto de organismos da mesma espécie. Exemplo: alcatéia (conjunto de lobos), enxame de abelhas, grupo de ratos

COMUNIDADE: conjunto de populações de espécies diferentes. Exemplo: população de cobras se alimenta da população de sapos que por sua vez comem as abelhas. Estas se relacionam com a população de laranjeiras para retirar o pólen na fabricação do mel.

ECOSSISTEMA: conjunto de fatores bióticos (possuem vida, como as comunidades) + fatores abióticos (não possuem vida, como a luz solar, temperatura, água...). Possui características típicas, que define o local. Exemplo: floresta amazônica, mata atlântica, igapós... Até mesmo uma simples lagoa ou até uma pequena poça pode ser um ecossistema (basta um local com seres vivos presentes)

ECOSSISTEMA URBANO: local onde predominam as relações artificiais, o predomínio da interferência humana.

ECOSSISTEMA NATURAL: local onde predominam as relações naturais, preservadas.

BIOMA: é praticamente um sinônimo de ecossistema, mas é uma palavra mais utilizada para abranger os grandes ecossistemas mundiais.
 
BIOSFERA: Esfera de vida (bio=vida e sfera= esfera). É o planeta Terra. Engloba tudo o que há no planeta, todos os biomas.

De certa maneira, os ecossistemas urbanos estão inseridos nos ecossistemas naturais. Concluímos isso porque antes da construção das cidades e da interferência do homem, os ecossistemas naturais já ocupavam território. Mesmo hoje, onde há uma grande cidade industrializada, como São Paulo, o ecossistema urbano é totalmente dependente do ecossistema natural para poder obter os recursos naturais necessários a vida. Estudaremos esses ecossistemas, especialmente os biomas brasileiros.

Padrões geográficos de biodiversidade >Os biomas da Terra

Tabela atual de Zonobiomas (biomas por zona, área com características definidas, da Terra):
 

Fatores abióticos que definem um bioma:

1. Regime Anual de chuva (precipitação): é a pluviosidade, quantidade de chuva que cai anualmente medida em milímetros (mm). 1mm de pluviosidade significa 1 milímetro de água em um metro quadrado (1m²) de área. Isso equivale à um litro (1l) de água.

2. Insolação: captação de energia solar durante o ano.

3. Formação do solo:
tipo de solo presente no local.

4. Altitude:
altura do local, o que também faz definir o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário